- Empreiteiros - Instalações de Gás - EEG - Empresa de Electricidade e Gás
banner AEG728x90

Pesquisar
EEG - Empresa de Electricidade e Gás

EEG - Empresa de Electricidade e Gás

Mapa de Localização Rua Francisco Pereira Ataíde, n.º4 9505 - 535 Ponta DelgadaRua Francisco Pereira Ataíde, n.º4
9505 - 535 - Ponta Delgada - Portugal
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Website
Telefone: (+351) 29 620 20 00
Fax: (+351) 29 620 22 97

 


 

 

Missão:Somos responsáveis pela exploração das centrais hídricas e eólicas dos Açores e pela gestão de todo o processo produtivo relacionado com as mesmas. Continuamos a desenvolver projectos que visam o aproveitamento de recursos naturais.

Estratégia: A EEG, no actual contexto das empresas do Grupo EDA, assume um papel estratégico para o segmento das energias renováveis, com excepção da geotermia, pois desenvolve estudos e projectos, numa perspectiva de valorização dos recursos disponíveis e contribuição para a salvaguarda do ambiente e da qualidade de vida das populações.

SERVIÇOS:

ENERGIA HÍDRICA:
A energia híbrica caracteriza-se essencialmente pelo aproveitamento de cursos de água cuja energia potencial (associada à altura da queda), seja possível transformar em energia mecânica através de turbinas e por sua vez em energia eléctrica com recurso a alternadores acoplados Às mesmas.

Nos Açores não existem grandes bacias hidrográficas com possibilidades de armazenarem grandes quantidades de água pelo que os aproveitamentos hidroeléctricos são explorados a fio de água, i. e, toda a água que flúi na ribeira é imediatamente aproveitada. Este tipo de aproveitamento não tem os iconvenientes dos grandes aproveitamentos hidroeléctricos existentes em Portugal Continental e outros países, em que grandes áreas podem ser inindadas, com os consequentes impactes negativos no meio ambiente.

Dependendo das características dos aproveitamentos, como sejam a pressão e caudal da água à entrada da central existem diferentes tipos de turbinas, designadamente as Pelton, as Francis, e as Kaplan (semelhante a uma élice de barco), sendo que a EEG, presentem,ente, apenas tem centrais híbricas com turbinas Pelton e Francis.

ENERGIA EÓLICA:

O Vento é formado por massas de ar em movimento das zonas de altas para baixas pressões.
As diferenças de pressão são causadas pelo aquecimento diferencial da superfície terrestre, sendo influenciadas por efeitos locais, como a orografia e a rugosidade dos solo. Assim, o potencial energético a ele associado varia não só em função das condições meteorológicas (intensidade e direcção) mas também das características do escoamento local.

As tecnologias utilizadas no aproveitamento da energia eólica baseiam-se na transformação da energia cinética contida nas massas de ar em movimento, através de turbinas eólicas que acopladas a geradores, produzem energia eléctrica.

O conjunto turbina-gerador, é habitualmente chamado de Aerogerador. Existem diferentes tipos de turbinas eólicas cujas diferenºas incidem essencialmente na direcção do eixo de rotação (vertical ou horizontal), forma e número de pás que constituem o rotor.

A EEG neste momento tem apenas duas Marcas de aerogeradores, designadamente Nordtank e Enercon, sendo que os primeiros, sete no total, e mais antigos na empresa (ano 1992), têm uma potência de 100 KW cada, os segundos (do ano 2002), de 300 KW e os terceiros (ano 2008), de 900 KW.


   Acessos: 1036
RSS Feeds