Lisboa recebe conferência internacional
banner AEG728x90
Versão para impressão
PDF

Lisboa recebe conferência internacional

on .

diggdiggfacebookfacebooktwittertwitter

conferencia

Lisboa recebe conferência internacional sobre urbanismo

conferência decorrerá no âmbito do programa europeu COST -- o mais antigo programa europeu de coordenação de atividades de investigação - e visa unir a "academia ao decisor político", além das comunidades, para "refletir sobre ferramentas" e "novas formas de atuação" nas cidades, explicou a autarca à agência Lusa.

A conferência vai decorrer em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, situada na Ajuda, e envolverá também uma associação que leva estudantes ao 'vizinho' Bairro 02 de Maio.

Segundo a vereadora, a experiência em projetos de cogovernação, como nos territórios dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP), já foi partilhada em países como o Equador, Dinamarca ou Estónia e levou Lisboa a participar em dois projetos internacionais: o COST e o USER.

Com outras nove cidades, Lisboa indicou o Vale de Chelas para integrar o projeto da União Europeia USER, que tem por objetivo "desenvolver novas formas de planeamento e de gestão, bem como a regeneração urbana do espaço público", através de parcerias com instituições locais, moradores e técnicos no terreno.

O projeto em Lisboa vai concentrar-se na construção de uma subestação de distribuição de eletricidade, com a empresa REN a garantir contrapartidas como arranjos urbanísticos na zona, explicou a vereadora à agência Lusa.

Por seu lado, o executivo apresentará dois projetos orçamentados para a população decidir qual a intervenção a executar.

Este projeto está em "fase quase final", informou a autarca.

 

Fonte: Noticias ao Minuto