Arrendamento ganha novo impulso em Viana do Castelo
Banner ELECTROLUX728x90
Versão para impressão
PDF

Arrendamento ganha novo impulso em Viana do Castelo

on .

diggdiggfacebookfacebooktwittertwitter

arendar

Reabilitação do edificado para arrendar ganha novo impulso em Viana do Castelo

O protocolo de cooperação foi rubricado ontem, em Viana do Castelo, pelos presidentes do IHRU, Victor Reis, e da câmara municipal José Maria Costa.
O edil vianense apontou a reabilitação urbana como uma aposta estratégica deste executivo. “A nossa candidatura foi bem-sucedida, conseguimos a aprovação do envelope financeiro de 17 milhões para as intervenções nas quatro áreas de reabilitação urbana: área poente; centro histórico e frente ribeirinha; frente riberinha de Darque e do parque da cidade”.
José Maria Costa salientou a importância deste instrumento financeiro do IHRU - no valor de 50 milhões - “que vem permitir a reabilitação do edificado, criando condições para que venham mais pessoas habitar o centro histórico de Viana”.
O presidente IHRU apontou o ‘Reabilitar para Arrendar’ como uma oportunidade para reabilitar um país com quase seis milhões de alojamentos para quatro milhões de famílias.
O objectivo do programa é reabilitar edifícios antigos - com idade igual ou superior a 30 anos - destinando essa reabilitação ao arrendamento acessível.
A novidade é que qualquer pessoa pode candidatar-se, seja de natureza pública ou privada
O presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou também que ainda este ano ou no início de 2017 o bairro de Darque, em Viana do Castelo, será alvo de obras de mais de 1,1 milhões de euros. “Estamos a preparar tudo para ver se ainda este ano conseguimos ter o bairro de Darque em obras. Não vos escondo que temos alguns problemas de carácter burocrático-administrativos. Se não conseguirmos que a obra arranque este ano, garantidamente no início do próximo ano ela está em marcha”.

Fonte: Correio do Minho